Placa Solar

A placa solar é o principal componente de um sistema fotovoltaico. Ela transforma a luz solar em uma corrente elétrica graças ao efeito fotovoltaico, descoberto em 1839 pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, onde uma tensão elétrica é originada quando um material semi condutor é exposto a luz.

As placas solares são formadas por várias células fotovoltaicas interconectadas, compostas por materiais que possuem características intermediárias entre um condutor e um isolante, sendo que o material mais utilizado para sua fabricação é o Silício Cristalino.

 


Célula Solar

 

Quando expostas à radiação solar, produzem uma corrente elétrica proporcional à intensidade da luz solar. Essa corrente elétrica é do tipo contínua, ou seja, similar a de uma pilha ou bateria.

A imagem abaixo mostra uma placa solar fotovoltaica, contendo 60 células de silício policristalino.

 

Cada placa solar fotovoltaica gera entre seus terminais (positivo e negativo) uma tensão elétrica de aproximadamente 30 Volts e uma corrente máxima de cerca de 9 Ampéres. As placas solares são conectados em série para aumentar a tensão e atingir os níveis adequados para a utilização pelo inversor.

As placas fotovoltaicas passam por diversos testes, previstos nas normas internacionais, para garantir sua qualidade e longa vida útil. Dentre os testes realizados, pode-se destacar os testes de isolação elétrica (para garantir o perfeito encapsulamento das células e a segurança na utilização); testes de granizo (utilizando esferas de gelo de aproximadamente 200 gramas a uma velocidade de impacto de 140 km/h); testes de resistência mecânica (especificamente para suportar rajadas de vento traseiras de 2400 Pa e o acúmulo de neve frontal de 5400 Pa); entre outros.

 

Como a placa solar é formada?

 

Na construção das placas solares, as células fotovoltaicas são colocadas em série e conectadas por uma faixa de material condutor muito fina. Esta faixa conecta todas as células fotovoltaicas criando um circuito.

O conjunto de células fotovoltaicas é envolta por películas encapsulantes de EVA, cobertos por um vidro temperado, específico para a utilização solar, tratado com materiais antiaderente e antirreflexo.

Uma moldura de alumínio é sobreposta e um fundo protetor é colocado na parte traseira da placa , com o que chamamos de caixa de junção, onde se encontram os cabos que farão a ligação entre as placas.

As placas são conectadas umas as outras e por meio de um cabo de corrente contínua o sistema é conectado ao inversor.


Clique aqui para saber como o inversor funciona.