Inversor

O inversor fotovoltaico é o equipamento responsável por converter a corrente contínua (c.c.) gerada pelas placas fotovoltaicas em corrente alternada (c.a.), nas características da rede elétrica local (220 V e frequência de 60 Hz), tornando possível a utilização da energia fotovoltaica pelas edificações e sua distribuição na rede elétrica. A potência elétrica fornecida pelo inversor é diretamente proporcional à intensidade da luz solar, e toda a energia fotovoltaica disponível é processada instantaneamente, não havendo qualquer desperdício ou acúmulo de energia.

Ele também é responsável por garantir a segurança de todo o sistema, otimizar e monitorar a geração de energia elétrica.
A utilização de um inversor de alta qualidade é fundamental para que o sistema opere da melhor maneira possível, otimizando a geração.

 


Inversor ABB

Com o passar dos anos, os inversores fotovoltaicos tiveram grande evolução, atingindo eficiências próximas a 98% na conversão de energia e grande redução de peso e volume, tornando cada vez mais viável sua utilização em residências. Atualmente, os inversores possuem também a possibilidade de gerar energia reativa podendo contribuir para o equilíbrio do sistema elétrico quando necessário e conveniente (i.e. para instalações maiores, comerciais e em usinas).

O inversor mede continuamente a energia gerada, armazenando os dados internamente e os disponibilizando através de seu display e, se desejado, os enviando pela internet.

Instalação do Inversor

O local ideal para a instalação do inversor é em um local aberto e arejado. O inversor pode pegar chuva, porém deve ficar ao abrigo do sol.

É necessário uma distancia em relação a outros objetos de 50cm abaixo e acima do inversor e 15cm dos lados.

Seu tamanho pode variar, dependendo de sua potência, de 50cm x 40cm até 110cm x 80cm e pesar entre 15 a 80 kg.